Nossa Empresa
O Programa
Compromisso Modelo
Nossos Projetos
Políticas e Resultados
Prêmios e Cerificados

Campanhas
Fique por dentro Balanço Social
 
  Dicas Socioambientais
ENERGIA ELÉTRICA
O consumo cada vez maior
 



 
 
Projetos

Projeto Recicla Modelo

Nome do Projeto:Recicla Modelo

Entidade Responsável: Modelo, Fornecedores e Parceiros

Tipo de projeto: Projeto Próprio

Data de Início: agosto de 2007

Área: Meio Ambiente

Público-alvo: Clientes e Sociedade

Problema Existente: As unidades do Modelo geram diversos tipos de resíduos sólidos e líquidos. Esses resíduos devem ter uma destinação adequada, preferencialmente que possam ser reutilizados ou destinados para reciclagem. Por outro lado, os clientes Modelo também têm necessidade de descartar resíduos e nem sempre encontram locais adequados.

Objetivo do projeto:

  1. Reduzir a quantidade de resíduos do Modelo a serem destinados aos aterros sanitários;

  2. Destinar o maior volume possível de resíduos para reciclagem e reaproveitamento;

  3. Disponibilizar postos de coleta de resíduos específicos para os clientes e providenciar destinação para cada um em parceria com outras organizações;

  4. Estimular os clientes do Modelo a separar o lixo e a não descartar resíduos no lixo.

Forma de Atuação:

  1. Identificar os resíduos das lojas e dar destinação;

  2. Identificar entidades e organizações que atuem com esses resíduos para fazer parceria e encaminhar os resíduos coletados;

  3. Providenciar locais de recolhimento para os resíduos identificados nas lojas e cronograma para recolhimento pelos parceiros;

  4. Disponibilizar coletores de resíduos específicos para os clientes;

  5. Disponibilizar material de orientação sobre os resíduos coletados.

Nº estimado de beneficiários: toda a população das áreas de influência das lojas da Rede Modelo;

Resultado Esperado: Redução no descarte de resíduos nos lixões e no meio ambiente.

Atividades:

  1. Vale Luz: O projeto possibilita, através dos postos implantados, a troca de latas de alumínio e garrafas plásticas por bônus a serem descontados na fatura de energia elétrica. Os postos de troca estão localizados nas lojas do Hiper Aeroporto, em Várzea Grande, Miguel Sutil, Ponte Nova, CPA III e Modelo Coxipó em Cuiabá. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e contribuir para reduzir o impacto poluente dos resíduos sólidos na natureza, principalmente nos rios e córregos, bem como agregar valor econômico às famílias de baixa renda que fazem uso do bônus.

    Atualmente, o bônus oferecido pelo projeto também pode ser utilizado para compra de alimentos nas lojas da Rede Modelo. Outra novidade é a coleta do óleo de cozinha: O cliente leva em qualquer um dos postos de troca o óleo de cozinha, devidamente armazenado, e recebe normalmente o bônus no valor correspondente ao litro. O Vale Luz é realizado com parceria entre o Modelo, Governo de Mato Grosso, Bioterra, Rede Cemat, Maxvinil e Preformax. Em 2010, o projeto recolheu cerca de 20 toneladas de garrafas plásticas e 5 toneladas de latas de alumínio.

  2. Papa-pilha Modelo:Projeto destinado para a reciclagem de Pilhas e Baterias portáteis usadas, que podem ser depositadas nos coletores sinalizados em todas as lojas do Modelo. O projeto busca conscientizar as pessoas sobre a importância do correto descarte desses materiais, cujos resíduos trazem riscos ao meio ambiente e, principalmente, a saúde humana. Quando descartados incorretamente, esses materiais vão parar em lixões e aterros sanitários e podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e até alimentos. A reciclagem é feita por uma empresa especializada e licenciada para realizar esse trabalho. O Modelo é responsável pela coleta, transporte e garantia de reciclagem dos materiais. Em 2010, foram recolhidos mais de 600 kg de pilhas e baterias portáteis.

  3. Conexão Cheiro Verde:Projeto desenvolvido em parceria com a ONG ICV (Instituto Centro de Vida), localizada no bairro Jardim Vitória em Cuiabá/ MT. É voltado ao aproveitamento dos resíduos orgânicos que não podem mais ser aproveitados para alimentação humana e são transformados em compostagem. São resíduos gerados pelos restaurantes, refeitórios e pelas seções de frutas e verduras das lojas do Modelo. Parte do adubo resultante da compostagem é utilizada em hortas comunitárias criadas na própria instituição e outra parte é embalada e vendida. Toda produção de hortaliças plantadas nas hortas voltam para serem vendidas no Modelo (por meio do Programa Produto de Mato Grosso).

    Através do "Conexão Cheiro Verde", é possível proteger o meio ambiente e ao mesmo tempo gerar renda para famílias em situação de risco social, além da oferta de produtos orgânicos com alta qualidade para os clientes do Modelo. A ONG ICV, através dos projetos desenvolvidos, já conquistou posições importantes em prêmios nacionais como o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social (edição 2009). Hoje, comemoram a distribuição dos ganhos entre os cooperados que atuam no projeto. Em 2010, mais de 100 toneladas de resíduos orgânicos foram transforados em adubo.

  4. Projeto Oficina Mágica:Outra importante parceira realizada com a ONG ICV (Instituto Centro de Vida), o projeto dá uma destinação aos uniformes usados dos funcionários do Modelo de forma sustentável. A ONG recebe os uniformes e transforma os resíduos dos tecidos em artesanato, como colchas, tapetes, bonecas de pano, almofadas, acessórios femininos e outros vestuários. As costureiras e artesãs do projeto receberam consultoria da equipe do SEBRAE, que realizou vários ensaios de peças artesanais e instruções de tendências do mercado. Uma forma de gerar emprego e renda para os participantes.

    Foi criado um espaço específico nas lojas do Modelo para comercialização dos produtos, mostrando como é realizado o processo e a importância de investir na iniciativa, que tem um cunho social e ambiental muito forte. Em 2010, cerca de 10 mil uniformes usados de funcionários foram destinados ao projeto para transformação

  5. Vassoura Ecológica:O Modelo comercializa vassouras ecológicas em todas as 14 lojas da rede. São produtos desenvolvidos pela oficina pedagógica do Centro Municipal Integrado de Educação Especial Professora Isolde Stork, de Tangará da Serra/MT. O projeto conta com a parceria da Prefeitura do Município. Os produtos são de boa qualidade e não agridem o meio ambiente, uma vez que são confeccionadas artesanalmente a partir de embalagens plásticas de refrigerantes e água mineral. A matéria-prima das vassouras é coletada em parceria com a comunidade e voluntários.

  6. Plano de Resíduos Modelo: O plano tem o objetivo de estabelecer procedimentos para a destinação dos resíduos gerados pelas lojas do Modelo, fazendo parcerias e contratos para recolhimento do material. Hoje todo papel, papelão e plástico são destinados para a reciclagem, por meio do recolhimento que é feito por uma empresa especializada. São designados mensalmente cerca de 80 toneladas de plásticos e papelões.

  7. Sacolas Retornáveis Modelo: Preocupada com a preservação ambiental, o Modelo disponibilizou em suas lojas Sacolas Retornáveis produzidas a partir de materiais recicláveis para uso de seus clientes e funcionários. Além da comercialização, o Modelo incentiva através de campanhas, o uso das sacolas como forma de preservação, o que garante a diminuição da utilização de sacolas plásticas. Utilizar sacolas retornáveis contribui para um planeta mais limpo, além de proteger os animais que muitas vezes morrem pela ingestão ou sufocamento com o plástico. O plástico é uma substância perigosa e demora muitos anos para decompor no solo.

  8. Mesa Brasil :Parceria firmada entre o Modelo e o SESC de Mato Grosso com objetivo de combater a fome e o desperdício de alimentos. O Projeto Mesa Brasil disponibiliza uma equipe para fazer a triagem de todo resíduo aproveitável para alimentação humana de Frutas, Legumes e Verduras das lojas do Modelo. Esses alimentos são processados, embalados e destinados a várias instituições que prestam trabalho social junto ao SESC. Em 2010, foram beneficiadas 43 instituições sociais e 29 instituições eventuais, entre creches, casas de apoio, associações de moradores dentre outros, e foram reaproveitadas cerca de 130 toneladas de frutas e verduras.

  9. Reciclagem de Óleo de Cozinha: O Modelo possui restaurantes, lanchonetes e refeitórios que utilizam um grande volume de óleo de cozinha. Esse óleo quando descartado inadequadamente é extremamente prejudicial ao meio ambiente. Diante disto, o Modelo formalizou contrato com uma fábrica de produtos de limpeza que recolhe todo o óleo utilizado a cada 2 dias e leva para ser reaproveitado como matéria prima. Em 2010, cerca de 10 mil litros de óleos foram reaproveitados.

  10. Reciclagem de Sebo e restos de Açougue: Os açougues e peixarias das lojas do Modelo geram aproximadamente 14 mil Kg/mês de sebo e restos de carne. Esse material é totalmente reaproveitado por meio de parceria com uma empresa especializada que destina para transformação de biocombustível. Em 2010, foram reaproveitados 172.413 kg de resíduos, diminuindo o impacto ambiental gerado por esses materiais se destinados inadequadamente.

 

Anterior | 1 2 | Próxima
 
Projeto em destaque
Projeto Árvore
Maior sensibilização das pessoas para as questões ambientais
Projetos para a comunidade

Conheça os projetos que o Modelo desenvolve para a comunidade nas áreas relacionadas abaixo:

- Clientes e Consumidores
- Comunidade
- Cultura
- Esporte
- Fornecedores
- Governo e Sociedade
- Meio Ambiente
- Saúde
- Social
Projetos p/ o público interno

Conheça os projetos que o Modelo desenvolve junto aos funcionários e colaboradores:

- Programa de Desenvolvimento Gerencial Modelo (PDGM)
- Programa de Integração Modelo (PIM)
- Projeto Formação de Encarregados (PFE)
- Projeto Mão-na-massa
- Projeto Momento Único
- Tuiuiú Correio
 
Áreas de atuação
Conheça todos os projetos
 
Conheça o website do Supermercado Modelo

WEBCOMTEXTO Comunicação CorporativaAdministração Modelo - (65) 3619-2001
Copyright 2008 - Todos os direitos reservados.